Berinjela D’Chef.

Ingredientes: 2 berinjelas pequenas fatiadas, com uma textura fina. 6 fatias de bacon, 200grs de peito de frg. defumado e fatiado. 200grs de muçarela fatiada. Parmesão fresco ralado para pulverizar a gosto / Molho de tomate a seu gosto, com pimenta calabresa e manjericão / Molho bechamel a seu gosto.

Preparo: numa frigideira antiaderente, dê uma leve assada no bacon, escorra toda a gordura e reserve o mesmo // Forre um refratário com um pouco do molho de tomate, cubra com uma camada de berinjela, por cima coloque 3 fatias de bacon, cubra com uma camada do peito de frg., por cima coloque uma camada de muçarela. Regue com o bechamel. Cubra com mais uma camada de berinjela e faça o mesmo procedimento anterior. Regue com o molho de tomate. Feche com mais uma camada de berinjela. Regue com um pouco do bechamel, cubra com muçarela e pulverize com parmesão. Pré-aqueça o forno por 10min., Coloque o refratário e deixe em forno médio por 20min. Ou acompanhe até gratinar. Agora é só servir.

Nhoc deglaçado ao molho de tomate com pimenta calabresa e manjericão. Alcatra chapeada.

Ingredientes: 1kg de batatas asterix, sem casca e cortadas em cubos. 1/2 xíc. de farinha de trigo, 2 gemas, sal a gosto / 2 pcts de molho de tomate(ou tomate fresco). 1 cebola e 2 dentes de alho picados. 1 colher de chá de pimenta calabresa, 1/4 de xíc. de manjericão picado,(parmesão fresco ralado para pulverizar). Azeite e sal a gosto / 500grs de alcatra suína, cortada em bifes. Azeite, sal e tomilho a gosto.

Preparo: fervente as batatas, escorra e passe no espremedor(atenção, para obter uma boa massa, é necessário, o ponto certo de cozimento, nem muito al dente, nem muito macia, acompanhe). Reserve por 2 hs, para evaporar o excesso de água. Após coloque farinha, gema e sal. Misture até que desgrude das mãos. Enfarinhe uma tábua, pegue as porções, enrole e corte. Leve a fervura e vá reservando // Faça o molho de tomate a seu gosto e coloque a pimenta e o manjericão. Reserve // Tempere a carne com azeite, sal e tomilho. Unte uma frigideira antiaderente com azeite, aqueça bem e passe os bifes de maneira que fiquem caramelizados por fora e macios por dentro. Reserve o caldo da frigideira. Na mesma ponha 1 colher de sobremesa de manteiga e deglace os nhocs por 1min, de pouco a pouco. Agora é só empratar como preferir.

Picadinho de berinjela com bacon e presunto.

Ingredientes: 1 berinjela cortada em cubos pequeninos, 1 collher de chá de orégano. Sal e azeite a gosto. 1 cebola roxa pq. cortada em cubinhos, 2 dentes de alho picados. Molho de tomate a seu gosto, com manjericão. 100grs de bacon em cubos e 100grs de presunto cortado em tirinhas. Pimenta biquinho a gosto e parmesão fresco ralado para pulverizar.

Preparo: tempere a berinjela com sal, azeite e orégano. Reserve. Frite o bacon em uma frigideira antiaderente, em sua própria gordura. Não deixe torrar, só asse até começar a dourar. Reserve o mesmo e escorra o excesso da gordura. Deixe a frigideira untada com o restante. Na mesma, passe o presunto por 2 min. e reserve. Na mesma frigideira ainda, refogue a cebola com um pouco de azeite, ponha uma pitada de sal, coloque o alho e deixe dourar. Acrescente a berinjela, misture e mexa por 3 min. Junte o bacon, o presunto e a pimenta. Mexa por mais 1 min. Emprate, regue com um pouco do molho de tomate e por cima, pulverize com parmesão. Se quiser, decore. Sugestão: para acompanhar, torradas e bom vinho tinto.

Croque monsieur (misto Francês).

Ingredientes: 2 fatias de pão de forma, 2 fatias de presunto, 2 fatias de queijo prato // Molho bechamel: 2 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1 xíc. leite, 1cx de creme de leite. 1 gema, 4 colheres de parmesão fresco ralado. 1 pitada de noz moscada. Sal a gosto.

Preparo do bechamel: numa panela antiaderente, derreta a manteiga em fogo baixo. Coloque a farinha e com um fuê misture bem, sem deixar tostar. Só cozinhar um pouquinho. Acrescente o leite aos poucos e ponha sal. Sempre mexendo. Junte o creme de leite e continue mexendo até engrossar. Desligue o fogo, coloque a gema e o parmesão. Misture e mexa bem. Ponha a noz moscada e misture // Coloque um pouco do molho sobre uma fatia do pão, por cima ponha o presunto e o queijo e tampe com a segunda fatia. Cubra com o molho e pulverize com parmesão. Pré-aqueça o forno por 10 min. Coloque o sanduíche e deixe em forno médio por 10 min., sempre acompanhando até gratinar. Retire e sirva.

Creme de aipim com calabresa.

Ingredientes: 600grs de aipim, 1 cebola e 2 dentes de alho picados. 2 tabletes de caldo de legumes, diluídos em 1/2 xíc. de água. Salsinha e parmesão fresco ralado para pulverizar. Azeite a gosto // 2 gomos de calabresa s/pele cortada em cubos pequeninos.

Preparo: fervente a calabresa, para retirar o excesso de sal. Frite a mesma numa panela antiaderente, com um pouquinho de azeite (não frite muito, só deixe dourar). Reserve // Numa panela de pressão, refogue cebola, alho e deixe dourar. Acrescente o aipim, o caldo de legumes e cubra com água, deixando um pouco acima. Tampe e deixe em fogo alto. Assim que apitar, coloque em fogo baixo e deixe por 45 min. Tire a pressão e retire o aipim. No liquidificador, vá batendo aos poucos o caldo junto com o aipim, até obter a cremosidade desejada. Junte este a calabresa, misture bem, corrija o sal e deixe ferver em fogo baixo por 3 min. Coloque em uma cumbuquinha, pulverize com salsinha e um pouquinho de parmesão. Sirva bem quentinho.

Vinagrete de salsinha, steaks de suíno grelhados e farofa de ovo.

Ingredientes: 1/4 de xíc. de salsinha picada, 1/2 cebola picada, 1 tomate picado. 1 colher de chá de pimenta calabresa, 1 colher de chá de vinagre de maçã. Pimenta biquinho, azeite e sal a gosto // 300grs de filé mignon de suíno cortado em steaks, 1 colher de chá de manteiga, azeite, sal e tomilho a gosto // 1/2 xíc. de farinha de mandioca, 1 cebola pq. picada, 1 colher de sobremesa de manteiga, 2 ovos, azeite e sal a gosto.

Preparo: numa tigela, coloque todos os demais ingredientes referentes ao vinagrete, misture e reserve // Numa tábua, tempere os steaks com azeite, sal e tomilho. Unte uma frigideira antiaderente com azeite e deixe aquecer em fogo baixo. Vá colocando os steaks aos poucos e sele, lado e outro. Ponha a manteiga e deixe dar aquela caramelizada. Reserve // Refogue a cebola no azeite, ponha sal e deixe dourar. Coloque a farinha e misture (ela deve ficar molhadinha). Acrescente a manteiga e misture bem. Mexa os ovos numa frigideira antiaderente com um pouquinho de manteiga. Assim que ficarem cremosos, junte a farofa e misture. Agora é só empratar e servir.

Camarão na manteiga com tagliatelle.

Ingredientes: 200grs de camarões descascados. 1/2 cebola roxa cortada em cubos, 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo. 100grs de creme de leite. Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto // 200grs de tagliatelle, 2 dentes de alho picados. Azeite, sal e orégano a gosto.

Preparo: tempere os camarões com sal, azeite e pimenta-do-reino. Coloque a farinha de trigo e misture bem. Ponha a manteiga numa frigideira antiaderente e deixe derreter em fogo baixo. Refogue a cebola, acrescente os camarões e deixe cozinhar por 2 min. Junte o creme de leite, misture e deixe por mais 2 min. Reserve // Fervente a massa, mas deixe al dente. Em outra frigideira, também antiaderente, coloque um pouco de azeite e deixe aquecer em fogo baixo. Refogue o alho, coloque sal e deixe dourar. Junte a massa e passe por 30 segundos. Desligue, acrescente o orégano e misture. Coloque num prato, os camarões por cima, decore e sirva.

Purê de batata com cachaça, medalhões de suíno grelhados e quiabo com cebola glaceados.

Ingredientes: 300grs de filé de suíno cortado em medalhões. Azeite, sal, tomilho, pimenta calabresa, molho inglês e mostarda a gosto // 1 cebola roxa cortada em cubos, 4 quiabos s/as extremidades, cortados ao meio, s/sementes e miolo. Manteiga, o suficiente para glacear. Sal a gosto // 3 batatas médias s/cascas, 1/2 cebola picada, água o suficiente para que a textura fique fina e cremosa. 20ml de cachaça. Azeite e sal a gosto.

Preparo: tempere os medalhões com os demais ingredientes citados e reserve por 1h. Coloque um pouco de azeite numa frigideira antiaderente e deixe aquecer em fogo baixo. Coloque os medalhões aos poucos, sele lado e outro, até dar aquela caramelizada. Reserve // Na mesma frigideira, depois de lavada e bem seca, coloque a manteiga e deixe derreter em fogo baixo. Coloque o quiabo e frite até ficar tostado e brilhoso, acrescente a cebola, o sal e passe por 1min. Reserve // Fervente as batatas e passe no espremedor. Refogue a cebola, coloque sal, acrescente o purê e vá mexendo e colocando água aos poucos, até que fique numa textura fina e cremosa. Junte a cachaça e mexa por 2min. Se precisar, ponha mais um pouquinho de água. Num prato, faça uma caminha com o purê, por cima coloque os medalhões, arrume os vegetais e decore como desejar. É só servir.