Lasanha de peito de peru defumado ao molho duplo.

Ingredientes: 200grs de massa para lasanha, 250grs de peito de peru defumado, fatiado. 200grs de muçarela fatiada. Molho branco ao seu gosto, mas com parmesão fresco ralado. Molho de tomate também ao seu gosto, mas temperado com orégano. Sal a gosto.

Preparo: coloque a massa numa panela com água, sal e deixe aquecer. Assim que levantar fervura, desligue e escorra, mas não toda a água. Deixe um pouquinho para não colar. Forre um pirex com molho de tomate e cubra com 1 camada de massa. Após alterne com 2 camadas de: peito de peru, muçarela, molho de tomate e cubra com 1 camada de massa. Repita com molho branco e cubra com mais 1 camada de massa. Cubra com molho de tomate e por cima feche com muçarela. Pré-aqueça o forno por 10 min., coloque o pirex e deixe por 20 min., em forno médio ou até borbulhar. Desligue, retire e está pronto para servir. Sugestão: para acompanhar, aquele vinho tinto seco.

Petisco junto e misturado.

Ingredientes: 200grs de alcatra e 200grs de lombo suíno cortados em cubos. 1 colher de chá de: tempero em pó defumado e pimenta calabresa. 200grs de calabresa cortada em rodelas, 4 fatias de bacon. 500grs de camarão rosa s/casca. 400grs de batata palito, vinagrete ao seu gosto. 1/2 xíc. de farinha de trigo. Sal, azeite e parmesão fresco ralado, a gosto.

Preparo: tempere o lombo com sal, pimenta, tempero em pó defumado e reserve. Tempere a alcatra só com sal e reserve. Após o camarão limpo, lavado e deixado de molho com limão e muito bem escorrido, tempere só com sal e reserve / numa frigideira antiaderente, frite o bacon, deixando as fatias torradinhas, escorra o excesso e frite a calabresa até dourar, separe // na mesma frigideira depois de lavada e bem seca, unte com azeite, deixe aquecer em fogo baixo e asse a alcatra e o lombo, separadamente. Respeitando o tempo de cocção de cada tipo de carne, devem ficar ao ponto. Após, ponha as duas carnes num mesmo recipiente e junte a calabresa, reserve /// numa panela aqueça o óleo, vá passando o camarão na farinha, fritando pouco a pouco, escorrendo o excesso e colocando no recipiente das carnes. Atenção: na hora da fritua do camarão, começou a morenar, tire logo para evitar que a carne do mesmo fique dura. Após misture tudo //// frite a batata em óleo quente, retire, deixe descansar por 3 min. e volte a fritura com óleo bem quente. Isso vai deixa-la crocante por fora e macia por dentro. Após é só arrumar o prato e as cumbuquinhas de acompanhamento como preferir, colocar o bacon, pulverizar a batata com parmesão e servir com aquela gelada. Sugestão: se quiser pode usar também no acompanhamento uma farofinha de ovo.

Fatuche com kafta feita na frigideira.

Ingredientes: 1 cebola, 1 pepino japonês pq., 3 rabanetes. (Todos cortados em cubos). Tomates, pode ser o cereja, quantos preferir e cortados ao meio. Alface cortada em tiras fininhas. Salsinha e hortelã picadinhas. 1 colher de sobremesa de sumagre. Caldo de 1/2 limão, sal e azeite a gosto. 1 pão sírio cortado em lascas/ 500grs de coió ou patinho, 1 cebola. 1 colher de chá de: tempero sírio, açafrão e cominho. 1/4 de xíc. de hortelã picada, 1 colher de sobremesa de azeite. Sal a gosto.

Preparo: numa bacia inox, coloque todos os legumes, folhas, temperos, sal, azeite e misture bem. Torre as lascas do pão, junte a salada, quebre e misture para dar uma crocância, reserve/ ponha a carne num recipiente e deixe por 30 min. em temperatura ambiente. Coloque a cebola no processador e bata só para triturar. Ponha numa peneira e esprema para sair o excesso de água. Ponha novamente no processador e acrescente: tempero sírio, açafrão, cominho, hortelã e azeite. Bata até formar uma pastinha, junte a carne, ponha sal e misture bem. Faça os Tubetes e separe. Unte uma frigideira antiaderente com azeite e ponha para aquecer em fogo baixo. Assim que esquentar, vá colocando os tubetes de pouco a pouco. Assim que forem ficando bem seladinhos, vá retirando e separando. Após, monte o prato como preferir e está pronto para servir. Sugestão: para acompanhar, um bom vinho tinto seco.

Torta de batata recheada com peito de Peru defumado e muçarela.

Ingredientes: 1kg de batatas descascadas, 1/2 xíc. de farinha de trigo, 1 gema, 100grs de creme de leite, sal a gosto. 200grs de peito de peru defumado, 200grs de muçarela. Parmesão e orégano a gosto.

Preparo: fervente as batatas, mas deixe al dente. Passe no espremedor e deixe descansar numa bacia inox por 1:30 h. ou até que fique totalmente fria. Abra um buraco no meio, coloque farinha, gema e sal. Com a ponta dos dedos misture delicadamente, até que fique homogênea. Junte o creme de leite e misture bem, até engrossar um pouco, mas que forme uma massa bem macia. Unte um pirex com manteiga, forre com um pouco da massa, ponha o peito de peru, por cima a muçarela, cubra com o restante da massa e pulverize com orégano e parmesão. Pré-aqueça o forno por 10 min., coloque o pirex e deixe por 40 min. em forno médio, dependendo do mesmo ou acompanhe até morenar. Desligue, retire e está pronto. Sugestão: esta torta também fica uma delícia, se trocar o recheio por bacalhau.

Tira gosto de boteco.

Ingredientes: 2 cebolas cortadas em folhas de textura média. 1 xíc. de farinha de trigo, 1 xíc. de farinha de rosca, 1/2 xíc. de parmesão fresco ralado, 2 ovos. 1 collher de chá de: páprica picante defumada e pimenta calabresa. 150grs de linguiça calabresa cortada em rodelas. Sal a gosto.

Preparo: solte os aros da cebola, coloque num recipiente, cubra com água gelada e deixe descansar por 30 min. Isso vai tirar a acidez da mesma. Após escorra bem e reserve. Numa bacia inox, ponha farinha de trigo e tempere com a páprica e a pimenta, misture bem. Em outra coloque, farinha de rosca, ponha o parmesão e misture. Bata os ovos com sal. Passe nos ovos os aros da cebola 1 a 1, depois na farinha de trigo, tire o excesso, volte ao ovos e passe na farinha de rosca. Faça isso até o final e vá separando em uma tábua enfarinhada. Em seguida numa panela antiaderente, coloque óleo, o suficiente para fritar, deixe aquecer, mas não muito, coloque em fogo baixo e vá fritando pouco a pouco. Assim que dourar, vá retirando e reservando. Numa frigideira antiaderente, frite a linguiça em sua própria gordura, assim que dourar retire e reserve. Num recipiente de sua preferência, arrume os aros e a calabresa ao seu gosto e sirva com aquela cerveja bem gelada.

Risoto de carne seca na pressão.

Ingredientes: 500grs de charque, lagarto dessalgado, cozido e desfiado, 1xíc. de arroz arbóreo. 1 cebola, 1 pimenta dedo de moça c/sementes e salsão. (tudo bem picado). 1 cenoura pequena ralada, 50grs de azeitonas em rodelas. 1 tablete de caldo de carne, 4 colheres de sopa de parmesão fresco ralado. Sal e azeite a gosto.

Preparo: coloque uma panela de pressão para aquecer, sem a tampa. Ponha azeite, cebola, sal e refogue até murchar. Junte, cenoura, salsão e refogue por mais 2 min. Coloque o arroz, misture bem, ponha um pouco de água, o tablete de caldo de carne, a pimenta e reduza até secar. Ponha o charque, misture e coloque mais água, o suficiente para cobrir, com uma pequena sobra acima. Tampe, deixe em fogo alto e assim que apitar, conte exatamente 3 min. Desligue, tire a pressão, abra e passe para uma travessa. Junte o parmesão e as azeitonas, misture e está pronto. É só colocar no prato e servir. Sugestão: se quiser, pode substituir o charque por frango defumado, fica uma delícia também.

Pernil de suíno preparado na cachaça, farofa com crocante de bacon e salada grelhada.

Ingredientes: 600grs de pernil de suíno cortados em pedaços de textura média, 2 dentes de alho picadinhos, 1 colher de chá de: páprica picante defumada, tomilho, azeite, vinagre de maçã, molho inglês, shoyu e mostarda. 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 50ml de cachaça, 1 colher de sopa de água. Sal a gosto/ farofa: 1 cebola picadinha, 1 xíc. de farinha de mandioca, 250grs de bacon cortado em pedacinhos, 1 colher de sopa de manteiga, sal e azeite a gosto// salada: 1 cebola roxa cortada em fatias finas, tomate cereja, quantos quiser, cortados ao meio. 3 fatias de berinjela, 1/2 cenoura pequena ralada, sal e azeite a gosto.

Preparo: numa frigideira antiaderente frite o bacon, deixe torrar. Escorra o excesso de gordura, reserve mas deixe a frigideira untada com o restinho da gordura/ carne: tempere os pedaços com alho, sal, 1 colher de chá e de sopa de todos os ingredientes discriminados. Junte a cachaça e ponha para marinar por 3 horas. Após reserve o caldo do marinado e frite numa panela antiaderente os pedaços do pernil, eles devem ficar ao ponto, separe// farofa: refogue a cebola, coloque sal, farinha aos poucos, mexa bem, ponha manteiga e mexa um pouco mais, ela deve ficar molhadinha. Junte o bacon e misture/// na mesma frigideira que fritou o bacon e deixou aquela gorduinha, grelhe a berinjela, cebola, deixe soltar os aros, e tomate. A cenoura vai ser colocada, quando empratar. Arrume e decore como preferir e está pronto para servir. Sugestão: para acompanhar, aquela cerveja bem gelada.

Fettuccine ao alho e manteiga, frango com especiarias e creme de queijo temperado com orégano.

Ingredientes: 250grs de fettuccine, 500grs de filé de peito cozido e desfiado. 1 cebola, 2 dentes de alho e salsinha, tudo bem picadinho. 50grs de azeitonas em rodelas. 1 colher de chá de: pimenta calabresa, páprica picante defumada, páprica doce e cominho. 2 colheres de sopa de manteiga, 1/4 de xíc. de azeite, sal a gosto/ creme de queijo: 1 cebola picada, 2 xíc. de leite, 1 pitada de sal, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 1cx de creme de leite, 200grs de requeijão culinário, 4 colheres de sopa de parmesão fresco ralado, 1 colher de chá de orégano. Azeite a gosto.

Preparo: numa bacia inox coloque o filé, cebola, temperos em pó, azeitonas, azeite, sal e misture bem. Após, ponha uma frigideira antiaderente para aquecer, coloque a mistura e mexa até o frango dourar, reserve/ creme de queijo: refogue a cebola, coloque o leite, sal, farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo em fogo baixo. Junte o creme de leite, requeijão, parmesão, orégano e mexa até virar um creme, separe// fervente o fettuccine, mas deixe al dente. Nã escorra toda a água, deixe úmido. Na panela ponha a manteiga e deixe derreter, coloque o alho, deixe dourar, ponha o fettuccine e mexa delicadamente por 1 min., desligue. Junte o frango, a salsinha e misture. Coloque no prato, ponha um pouco do creme por cima, decore como preferir e está pronto para servir. Sugestão: para acompanhar, um delicioso vinho 🍷 tinto seco.

Empadão de bacalhau com catupiry.

Ingredientes: 600grs de bacalhau dessalgado e desfiado. 1 cebola, 1 alho poró, 2 tomates, 1 pimenta dedo de moça c/sementes, 50grs de azeitonas. (Tudo bem picadinho). 200grs de catupiry, sal e azeite a gosto. 450grs de farinha de trigo, 1 gema, 1 pitada de sal, 200grs de manteiga.

Preparo: numa bacia coloque a farinha de trigo e abra um buraco no meio. Ponha gema, sal e manteiga. Com a ponta dos dedos vá misturando delicadamente, não amasse, só misture. Quando não estiver mais grudando nas mãos nem no recipiente, estará no ponto, reserve e deixe descansando por 20 min. Refogue a cebola e ponha, sal, alho poró, tomate, bacalhau e mexa bem. Junte a pimenta, azeitonas, catupiry, misture e deixe à parte. Num pirex modele com a massa, ponha o recheio e tampe com o restante da massa. Pré-aqueça o forno por 10 min., coloque o pirex e deixe por 20 min. a 260 graus, dependendo do forno. Ou acompanhe até morenar. Retire e está pronto. Sugestão: este empadão também fica uma delícia, se feito com palmito e ricota temperada.