Carne seca e vegetais cozidos temperados e picantes.

Ingredientes: 600grs de charque lagarto, cortado em cubos pequenos. 3 dentes de alho e 2 pimentas dedo de moça c/sementes(bem picados). 1 cebola e 2 tomates(cortados em cubos). 1 cenoura, cortada em rodelas grossas. 50grs de azeitonas s/caroço, cortadas ao meio. Cebolinha verde, em rodelinhas. 12 batatas pequeninas, inteiras e c/casca(aquelas de fazer conserva). 1 colher de chá de: tempero em pó defumado e orégano. 1 Tablete de caldo de carne. Sal e azeite a gosto.

Preparo: lave bem as batatas, ponha numa tigela e tempere com: sal, azeite e orégano. Reserve. Numa panela de pressão, coloque azeite e deixe aquecer em fogo baixo. Refogue a cebola e o alho. Junte, tomate, pimenta, cenoura, coloque sal e mexa bem. Acrescente o charque, coloque o tempero em pó defumado, o tablete de caldo de carne e cubra tudo com água, deixando um pouquinho acima. Tampe, deixe em fogo alto e assim que apitar, ponha em fogo baixo e deixe por 40min. Após desligue, tire a pressão e abra. Coloque as batatas, tampe novamente e deixe por mais 10min. Desligue, tire a pressão, abra, junte as azeitonas e misture. Ao empratar, pulverize com a cebolinha verde, decore como desejar e está pronto para servir.

Massa ninho com camarão no vinho branco.

Ingredientes: 600grs de camarão s/casca e deixado de molho na água com 1 limão espremido por 1h. Após, bem lavado e escorrido. 1 cebola, 1 tomate, 2 pimentas dedo de moça c/sementes e coentro(tudo bem picado). 50grs de azeitonas s/caroço, cortada em rodelas. 100ml de vinho branco seco. Sal e azeite a gosto / massa: 200grs de macarrão ninho(largo), 2 dentes de alho picados e 1 colher de sopa de manteiga. Sal a gosto.

Preparo: refogue a cebola, ponha o sal, o camarão e misture bem. Acrescente, tomate, pimenta e azeitonas. Mexa em fogo baixo. Coloque o vinho, aumente o fogo e assim que começar a ferver, conte 4min., mexendo a cada min. Ao final, desligue, coloque o coentro, misture bem e reserve. Fervente a massa, mas deixe al dente. Escorra, mas não tudo, para não grudar. Numa frigideira antiaderente, coloque a manteiga e deixe derreter em fogo baixo. Ponha o alho, coloque sal e deixe dourar. Escorra o restante da água da massa e passe na mesma por 30 segundos. Transfira para um prato, coloque o camarão por cima, decore como preferir e está pronto. Esta receita rende 3 pratos. Sugestão: se desejar, pulverize um pouco de parmesão.

Salada com vinagrete de mostarda.

Ingredientes: 1 folha de couve e 4 folhas de alface, cortadas em tiras finas. 1/2 cebola roxa, cortada em rodelas(solte os aros). Tomates cereja, cortados ao meio(quantos quiser). 1/2 pepino japonês e 1 rabanete, cortados em rodelas. 50grs de azeitonas em rodelas. Azeite e orégano a gosto / para o vinagrete: 1 dente de alho bem picado, 1 colher de sopa de vinagre branco, 1 colher de sobremesa, cheia, de mostarda e 3 colheres de sopa de azeite. Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo: numa tigela, coloque todos os vegetais, ponha azeite e orégano, misture bem e reserve / num outro recipiente, coloque todos os ingredientes para o vinagrete, misture bem e está pronto. Sugestão: sirva com o vinagrete à parte ou se preferir, regue toda a salada com o mesmo.

Sobrecoxas e vegetais grelhados com especiarias e creme tártaro.

Ingredientes: 4 sobrecoxas. 1/2 cebola roxa, cortada em rodelas(solte os aros). 4 dentes de alho, bem amassados. Tomates cereja, quantos quiser, cortados ao meio, 1 batata descascada, cortada em cubos, 50grs de azeitonas s/caroço, cortada em rodelas. 1 colher de chá de cominho. 1 colher de sobremesa de: mostarda e maionese. Pimenta-do-reino, orégano, sal e azeite a gosto.

Preparo: após as sobrecoxas, devidamente limpas e lavadas com água e limão. Ou vinagre. Coloque-as numa tábua e com a ponta de uma faca, faça furos superficiais, em todas. Tempere com sal e reserve. Numa tigela misture: alho, cominho, pimenta-do-reino e azeite(faça uma pastinha). Ponha as sobrecoxas na mesma e misture bem. Misture a mostarda e a maionese, junte as sobrecoxas, misture e reserve. Fervente a batata, mas deixe al dente, reserve. Numa frigideira antiaderente, coloque um pouco de azeite e deixe aquecer em fogo baixo. Coloque as sobrecoxas, deixe grelhar por 5min., sempre virando o lado. Assim que dourar, retire e reserve. Na mesma, coloque todos os vegetais, sal e deixe grelhar levemente. Junte as sobrecoxas, ponha as azeitonas, pulverize com orégano, tampe e espere 3min. Desligue e está pronto para servir.

Picanha suína ao forno recheada com farofa de bacon.

Ingredientes: 1 peça de picanha, de aproximadamente 700grs. 3 dentes de alho, bem amassados e coentro picado. 1 colher de chá de: cominho, tempero em pó defumado, pimenta calabresa e azeite. Sal a gosto / 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 1 colher de sobremesa de molho inglês e 1 colher de chá de azeite. 150ml de vinho tinto seco // 1/2 xíc. de farinha de mandioca, 1 cebola picada e 1 colher de sobremesa de manteiga. 100grs de bacon cortado em pedaços pequenos. Sal e azeite a gosto.

Preparo: numa frigideira antiaderente, frite o bacon. Assim que começar a ficar crocante, retire, escorra o excesso de gordura e reserve. Refogue a cebola no azeite, ponha manteiga, sal, farinha e mexa bem. Junte o bacon, misture e reserve / fure toda a peça da picanha com a ponta de uma faca. Passe sal a gosto em toda peça. Numa tigela, coloque todos os temperos e azeite, misture bem, formando uma pastinha. Esfregue em toda a carne. Com uma faca bem amolada, abra a picanha em um de seus lados. Vá introduzindo no meio certinho da peça e comece a cortar, de maneira que não abra os outros dois lados(abra um buraco). Recheie com a farofa, amarre bem e reserve // numa panela misture: vinagre, molho inglês e azeite. Ponha a peça, regue com o vinho e deixe marinar por 2hs. Unte um refratário com manteiga, coloque a carne, regue com todo o marinado e tampe com papel alumínio. Pré-aqueça o forno por 10min., coloque o mesmo e deixe por 1h em forno médio. Retire, tire o papel e volte para o forno por mais 15min. Retire, tire a linha que amarrou e transfira para uma travessa. Regue com o marinado ou ponha à parte. Fatie, decore como desejar e sirva.

Spaghetti ao molho de gorgonzola com vegetais.

Ingredientes: 200grs de spaghetti e 1 colher de sopa de manteiga. 1 cebola picada. 1 cenoura pq., 1/2 abobrinha pq., 1/2 berinjela pq.(tudo cortado em cubos pequeninos). 1cx de creme de leite, 1/2 colher de chá de orégano, pimenta-do-reino a gosto. 1/4 de xíc. de leite, 150grs de gorgonzola e 2 colheres de sopa de parmesão fresco ralado. Sal e azeite a gosto.

Preparo: fervente a cenoura, mas deixe al dente. Reserve. Refogue a cebola no azeite, ponha sal e deixe dourar. Acrescente os vegetais e deixe grelhar por 5min. Mexa vez em quando. Junte, creme de leite, os temperos, o leite e por último os queijos. Misture e mexa, sempre em fogo baixo, até levantar fervura. Desligue e reserve. Fervente o spaghetti, mas deixe al dente. Escorra, mas não tudo, para que a massa não grude. Numa frigideira antiaderente, coloque a manteiga e deixe derreter. Escorra o restante do spaghetti e passe na frigideira por 30 segundos. Retire, transfira para um prato e regue com o molho. Está pronto para servir. Esta receita, rende 3 pratos.

Crepe recheado com peito de peru defumado queijo brie tostado na chapa e nozes.

Ingredientes para massa: 1xíc. de farinha de trigo, 2 ovos batidos com sal a gosto, 1 1/4 de xíc. de leite, 1/4 de xíc. de creme de leite, 1 colher de sopa de óleo. 1/4 de xíc. de água / recheio: 8 fatias de peito de peru defumado, 1 pedaço de queijo brie cortado em 8 retângulos. Nozes, o suficiente para decorar.

Preparo da massa: numa tigela, coloque todos os ingredientes e misture com um fuê, até incorporar e a massa ficar lisa. Passe a mesma na peneira, 2 vezes. Deixe descansar por 1h. Numa frigideira antiaderente, coloque um pouquinho de óleo e com um pincel, unte. Ponha para aquecer em fogo baixo. Com uma das mãos, levante a frigideira e com a outra, pegue a mistura com uma concha, coloque na frigideira e faça um movimento circular, para que a mesma tome a forma da frigideira. Leve ao fogo e assim que soltar do fundo, vire o lado. Deixe assar e vire novamente. Retire e vá reservando. Faça esse procedimento, até acabar. A cada concha, unte com o pincel. Após, pegue cada disco do crepe, recheie, feche e decore como desejar. Está pronto para servir. Esta receita, rende 8 discos.

Arroz D`Chef.

Ingredientes: 1xíc. de arroz e 1 cebola picada. Sal e azeite a gosto / 1 cebola cortada em rodelas(solte os aros) e 2 colheres de sopa de manteiga. 2 tomates, 1 cenoura pq. e 50grs de azeitonas s/caroço(tudo bem picado). 1 colher de chá de orégano. 1lt de ervilhas e 1lt de milho. Sal a gosto. 1 unidade de calabresa s/pele, cortada em rodelas, 1 unidade de paio, cortado em cubos e 200grs de bacon cortado em tiras finas.

Preparo: faça o arroz ao seu gosto(ele deve ficar soltinho). Reserve / fervente a cenoura, deixe al dente e reserve. Numa frigideira antiaderente, frite o bacon. Deixe ficar crocante e reserve. Escorra o excesso de gordura e frite na mesma, a calabresa e o paio, juntos. Reserve. Refogue os aros da cebola na manteiga, ponha sal e acrescente, tomate, cenoura, orégano, azeitonas e misture bem. Junte as ervilhas, o milho, misture e mexa por 1min. Reserve. Numa panela, coloque o arroz, ponha o refogado e misture. Junte a calabresa, o paio, o bacon e misture bem. Transfira para uma travessa e está pronto para servir.

Torta cremosa de batata recheada com carne moída picante e muçarela.

Ingredientes para massa: 1 1/2kg de batatas descascadas, 1 cebola picada, 1/4 de xíc. de leite, 200grs de creme de leite, 200grs de requeijão culinário e 4 colheres de parmesão fresco ralado. Sal e azeite a gosto / recheio: 500grs de coió moído. 1 cebola, 2 pimentas dedo de moça com sementes, 50grs de azeitonas s/caroço, coentro e salsinha (tudo bem picado). Molho de tomate (opcional e a seu gosto). 1 colher de chá de pimenta calabresa e 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino. 1 colher de sobremesa de molho inglês. 100grs de muçarela fatiada. Sal e azeite a gosto.

Preparo da massa: fervente as batatas, deixe-as em ponto de purê e amasse bem. Refogue a cebola, coloque sal, ponha a batata e misture bem. Acrescente, leite, creme de leite, requeijão, parmesão e misture, sempre em fogo baixo, até que a cremosidade fique no ponto. Reserve / recheio: refogue a cebola, ponha sal, coloque a carne, o molho inglês e misture bem. Acrescente as pimentas, as azeitonas e o molho de tomate, se desejar. Misture bem e vá colocando a água aos poucos. Sempre mexendo em fogo baixo, por 2min. Após, aumente o fogo e deixe reduzir até sacar, mexendo vez em quando. Junte o coentro, misture e reserve. Unte um refratário com manteiga, forre com um pouco da massa e ponha o recheio. Coloque a muçarela e cubra com o restante da massa. Coloque por cima, um pouco da salsinha e pulverize com parmesão. Pré-aqueça o forno por 10min. Coloque o refratário e deixe em forno alto por 15min. Desligue, retire e está pronto. Sugestão: esta torta, também fica uma delícia com carne seca.

Berinjela super crocante com creme de queijo temperado.

Ingredientes: 1 berinjela pq., cortada em rodelas(textura média). Manteiga, o suficiente para untar. 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 6 colheres de sopa de farinha de rosca. 2 ovos batidos com sal a gosto, óleo para fritar / creme de queijo: 1 cebola bem picada, 1xíc. de leite, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 100grs de creme de leite, 200grs de requeijão culinário, 4 colheres de parmesão fresco ralado. 1 colher de chá de orégano e pimenta calabresa. Sal e azeite a gosto.

Preparo do creme: refogue a cebola, coloque o leite, ponha sal e vá colocando aos poucos a farinha de trigo, sempre mexendo em fogo baixo. Acrescente, creme de leite, requeijão e parmesão. Mexa até engrossar. Ao final junte, orégano, pimenta, mexa bem e reserve / berinjela: com um pincel, unte cada rodela de berinjela com manteiga, passe separadamente na farinha de trigo, nos ovos batidos e por fim na farinha de rosca. Separe-as num tabuleiro. Numa panela, coloque o óleo e deixe aquecer até que fique no ponto para fritar. Vá fritando, 1 por vez, dourou, tirou. Deixe um pouco no papel toalha, para escorrer o excesso de óleo. Daí, é só arrumar as rodelas e o creme nas tigelinhas e servir. Sugestão: ideal para aquele aperitivo de sexta, com uma cerveja bem gelada.