Massa parafuso com creme de frango.

Ingredientes: 300grs de filé de peito de frg. cozido e desfiado. 1 cebola picada, 1 cenoura pq. cortada em tiras. 50ml de molho de tomate (pronto ou feito a gosto). 1 colher de chá rasa de curry. Azeite e sal a gosto // 2 colheres de sopa de manteiga, 1 xíc. de leite, 1 cx de creme de leite, 200grs de requeijão culinário e 4 colheres de sopa de parmesão fresco ralado. 1 pitada de sal e noz moscada // 200grs de massa de sêmola parafuso, 2 dentes de alho picados, azeite e sal a gosto.

Preparo: refogue a cebola, coloque sal e deixe dourar, sempre em fogo baixo. Acrescente o frg., o curry e misture bem até que o mesmo doure. Junte o molho de tomate, a cenoura e misture. Reserve // Creme: numa panela antiaderente, coloque a manteiga e deixe derreter em fogo baixo. Ponha o leite, o sal e misture. Acrescente o creme de leite, o requeijão, o parmesão e misture bem até que engrosse um pouco. Desligue, coloque a noz moscada e misture. Junte ao frg. e misture (ficará bem cremoso). Reserve // Fervente a massa, mas deixe al dente. Coloque uma frigideira antiaderente com azeite, para aquecer em fogo baixo. Ponha o alho, o sal e frite até que doure. Acrescente a massa e passe por 30 segundos. Emprate, regue com o creme, decore e sirva.

Frango e vegetais grelhados.

Ingredientes: 300grs de filé de peito de frg. com boa textura. Azeite, sal e chimichurri a gosto // 1 cebola roxa cortada em rodelas (solte os aros). 4 quiabos e 4 pimentas dedo de moça (retire as extremidades, corte ao meio e remova todo o miolo com as sementes). Azeite e sal a gosto.

Preparo: numa tábua, tempere os filés com azeite, sal e chimichurri. Coloque um pouco de azeite em uma frigideira antiaderente e ponha para aquecer em fogo baixo. Coloque os filés aos poucos e deixe selar, lado e outro, até que dê aquela caramelizada. Reserve // Na mesma frigideira, depois de lavada e bem seca, coloque azeite, deixe aquecer em fogo baixo e ponha o quiabo. Assim que começar a tostar, ponha a pimenta, espere assar, coloque a cebola, o sal e passe por 1 min. Desligue. Agora é só empratar e servir. Esta receita, rende 2 pratos.

Steak de peixe grelhado, purê de banana-da-terra com caldo de limão e pimenta-do-reino.

Ingredientes: 400grs de cação cortado em steaks, azeite, sal e alecrim a gosto // 2 bananas-da-terra cortadas em rodelas, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 cebola picada, caldo de 1/2 limão, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo: numa tábua, tempere os steaks com azeite, sal e alecrim. Coloque uma frigideira antiaderente untada com azeite para aquecer em fogo baixo. Ponha os steaks aos poucos e vá selando, lado e outro, até que dê aquela caramelizada. Reserve // Purê: numa tigela, coloque as rodelas de bananas, o caldo de limão e reserve. Ponha a manteiga em uma panela antiaderente e deixe derreter em fogo baixo. Coloque a cebola, o sal e refogue. Acrescente as rodelas de bananas junto com o caldo do limão. Tampe e deixe cozinhar por 7 min., mexendo vez enquando. Deixe esfriar um pouco e passe no processador para que vire um purê. Coloque a pimenta-do-reino e misture rapidamente. Está pronto. Emprate, decore como desejar e sirva.

Steak de mignon ao molho de gorgonzola, farofa de castanhas na manteiga e salada crua.

Ingredientes: 500grs de filé mignon cortado em steaks, azeite, sal e páprica doce defumada a gosto // 150grs de gorgonzola, 1/2 xíc. de leite, 1cx de creme de leite e 2 colheres de sopa de parmesão fresco ralado // 1 xíc. de farinha de mandioca, 1 cebola pq. picada, 150grs de castanhas de cajú picadas, 1 colher de sopa de manteiga. Sal e azeite a gosto // 1 cenoura cortada em tirinhas, 1/2 cebola roxa cortada em cubos. Sal e azeite a gosto.

Preparo: numa tábua, tempere os steaks com azeite, sal e páprica. Coloque um pouco de azeite em uma frigideira antiaderente e aqueça em fogo baixo. Ponha os steaks aos poucos, sele lado e outro até dar aquela caramelizada. Reserve // Farofa: em outra frigideira antiaderente, derreta a manteiga em fogo baixo e passe as castanhas por 1:30 min. Reserve. Faça a farofa, deixando-a bem molhadinha. Junte as castanhas, misture bem e reserve // Salada: numa tigela coloque os vegetais, tempere com sal e azeite. Misture e reserve // Molho: numa panela antiaderente, coloque o leite e deixe aquecer em fogo baixo. Junte o creme de leite, o gorgonzola, o parmesão e misture até que os queijos derretam. Não ferva. Agora é só empratar, regando o mignon com o molho.

Arroz legal.

Ingredientes: 1 xíc. de arroz, 2 dentes de alho picados. 2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas, 1lt de ervilhas, 150grs de bacon em fatias. 250grs de peito de frango defumado, fatiado e 250grs de muçarela fatiada. 200grs de requeijão culinário. 2 bananas da terra fatiadas. Parmesão fresco ralado, azeite e sal a gosto.

Preparo: refogue o alho no azeite, coloque sal, deixe dourar e faça o arroz (ele deve ficar soltinho). Reserve // Numa frigideira antiaderente, frite o bacon, mas não torre, só asse. Reserve o mesmo e a gordura que ficou na frigideira / Nessa gordura, frite as bananas. Reserve / Ainda na mesma frigideira, com a gordura, coloque a cebola, ponha sal e deixe dar uma leve tostada. Acrescente as ervilhas e passe por 1 min. Junte ao arroz e misture bem. Unte um refratário com manteiga e coloque o arroz. Por cima a muçarela e cubra com requeijão. Coloque o peito de frango e por cima as bananas, intercalando com as fatias de bacon. Pulverize com parmesão. Pré-aqueça o forno por 10 min., coloque o refratário e deixe em forno médio até que o parmesão derreta. Desligue, retire e está pronto.

Lombo suíno grelhado com purê de maçã.

Ingredientes: 400grs de lombo suíno cortado em bifes de boa textura. 1 colher de chá de manteiga. Azeite, sal e tomilho a gosto // 3 maçãs sem casca e sem miolo, cortadas em cubos pequenos. 1 colher de sopa de açúcar, 2 colheres de chá de manteiga. Caldo de 1/2 limão. Pimenta-do-reino e sal a gosto.

Preparo: numa tábua, tempere os bifes com azeite, sal e tomilho. Coloque um pouco de azeite em uma frigideira antiaderente, aqueça em fogo baixo, coloque a manteiga e deixe derreter. Coloque os bifes aos poucos, sele lado e outro, até dar aquela caramelizada. Reserve os bifes e o caldinho que ficou na frigideira // Purê: coloque as maçãs numa panela antiaderente e acrescente: açúcar, sal, caldo de limão e um pouco de água. Deixe cozinhar em fogo médio por 30 min. Sempre mexendo e colocando água aos pouquinhos. (Na medida que os cubinhos forem amolecendo, vá amassando). Faltando 5 min. para finalizar o cozimento, junte a pimenta-do-reino e a manteiga. Misture para incorporar. Coloque o bife num prato, regue com o caldinho que ficou na frigideira, ponha o purê ao lado, decore e sirva.

Omelete com peito de frango defumado, muçarela e cebola caramelizada.

Ingredientes: 2 ovos batidos com sal. 4 fatias de peito de frango defumado e 4 fatias de muçarela (todas com texturas grossas) / 2 cebolas médias cortadas em rodelas uniformes (solte os aros). 2 colheres de sopa de manteiga, 1 1/2 colher de sopa de açúcar mascavo e 2 colheres de sopa de shoyu.

Preparo: numa frigideira antiaderente, coloque a manteiga e deixe derreter em fogo baixo. Ponha a cebola e passe por 30 segundos. Coloque o açúcar, misture e mexa delicadamente, até que a cebola comece a pegar cor. Ponha o shoyu e vá mexendo, até que fique caramelizada. Reserve // Depois de lavada e bem seca a frigideira, unte com manteiga e coloque os ovos. Deixe assar até que solte do fundo, vire o lado e faça o mesmo procedimento. Vire novamente e reserve / Na mesma frigideira, asse ligeiramente as fatias do peito de frango e muçarela. 2 do peito, por cima 2 da muçarela. Repita com as outras. Cubra o omelete com as mesmas e por cima coloque a cebola caramelizada. Está pronto.

Charque com tagliatelle ao molho de mostarda.

Ingredientes: 400grs de charque lagarto dessalgado. 1 maço de cheiro verde e 1 folha de louro. 1 cebola e 1 pimenta dedo de moça bem picadas. 50grs de azeitonas em rodelas. 1/4 de xíc. de molho de tomate e 1 colher de chá de tempero em pó defumado. Sal e azeite a gosto // Molho: 1/2 cebola picada, 1 tablete de caldo de legumes, 3 colheres de sopa de mostarda, 1 cx de creme de leite, 20ml de leite, azeite a gosto / 200grs de tagliatelle, 1 colher de sobremesa de manteiga, 2 dentes de alho picados e 1 colher de chá de orégano. Sal a gosto.

Preparo: coloque o charque na pressão, junto com cheiro verde e a folha de louro. Deixe por 1h., em fogo baixo após a panela apitar. Retire a pressão, abra, tire a carne e desfie. Numa panela antiaderente, refogue a cebola e deixe dourar. Coloque sal, acrescente a carne, o tempero em pó defumado e vá mexendo até que a carne doure. Junte o molho de tomate, a pimenta e refogue por 5 min. Coloque as azeitonas e mexa por mais 1min. Reserve // Molho: numa panela, também antiaderente, refogue a cebola no azeite, coloque o tablete do caldo de legumes e mexa até desmanchar, sempre em fogo baixo. Ponha a mostarda e misture. Junte o creme de leite, o leite, misture e deixe apurar por 1 min. (se quiser uma textura mais fina, use um pouco mais de leite). Reserve / fervente a massa, mas deixe al dente. Numa frigideira antiaderente, coloque a manteiga e deixe derreter em fogo baixo. Ponha o alho e deixe dourar. Ponha sal, acrescente a massa e passe por 30 segundos, desligue. Coloque o orégano e misture. Junte a massa a carne e misture. Ponha num prato uma porção, regue com o molho, decore e sirva.

Sopa de ervilha com bacon e pimenta calabresa.

Ingredientes: 2 latas de ervilhas lavadas e bem escorridas. 250grs de bacon cortado em cubos. 1 cebola e 2 dentes de alho picados. 2 batatas grandes s/cascas cortadas em cubos. 2 colheres de chá de pimenta calabresa. 2 tabletes de caldo de legumes, diluídos em 1 xíc. de água. 1 pitada de sal e 700ml de água.

Preparo: aqueça uma panela de pressão em fogo baixo, coloque o bacon e frite em sua própria gordura. Mexa até que comece a assar e ponha a cebola. Deixe dourar junto com o bacon, coloque o alho e espere dar aquela douradinha. Coloque as ervilhas, as batatas, o caldo de legumes e a pimenta calabresa. Cubra com a água, ponha uma pitada de sal, misture e tampe a panela. Deixe em fogo alto. Assim que começar a apitar, coloque em fogo baixo e deixe por 20 min. Desligue, tire a pressão, abra e deixe esfriar. Transfira para um liquidificador e bata ligeiramente. Está pronto. Ponha em uma cumbuquinha, decore e sirva. Sugestão para acompanhamento, crutons.

Bifes de pernil ao molho de conhaque, batatas e cebola salteadas com especiarias.

Ingredientes: 400grs de pernil suíno cortado em bifes de boa textura. 1 colher de sobremesa de manteiga e mostarda. Azeite, sal e tomilho a gosto// Molho: 1 colher de sopa de vinagre balsâmico, 50ml de conhaque, 1 colher de chá de mel, 2 colheres de chá de shoyu, gotas de limão. 25ml de água / 10 batatas pequeninas c/casca (aquelas para conserva). 1 cebola cortada ao meio e fatiada com textura fina. 1 colher de chá de: orégano, pimenta calabresa e páprica picante. 1/2 colher de chá de páprica doce. 1 colher de chá de manteiga. Sal e azeite a gosto.

Preparo: numa tábua, tempere a carne com azeite, sal, mostarda e tomilho. Em uma frigideira antiaderente, coloque um pouco de azeite e deixe aquecer em fogo baixo. Ponha a manteiga e assim que derreter, coloque a carne aos poucos. Sele e espere caramelizar, lado e outro. Retire e reserve a carne e a frigideira com o caldinho da mesma // Molho: numa cumbuquinha, misture todos os ingredientes citados e reserve / fervente as batatas e acompanhe até que fiquem macias, porém al dente. Escorra, dê um choque na água gelada, escorra bem e ponha numa tigela. Tempere com os demais ingredientes, menos a cebola. Reserve por meia hora. Na frigideira reservada com o caldinho da carne, acrescente um pouco de azeite, aqueça em fogo baixo e coloque a cebola para dourar. Ponha a manteiga, as batatas e passe por 2 min. Coloque a carne em um prato, regue com o molho, arrume e decore o restante como desejar. Está pronto para servir.