Suflê de frango com cogumelos creme de queijo e castanhas de caju amanteigadas.

Ingredientes p/o recheio: 1kg de filé de peito de frg. desfiado, 1 cebola, 2 dentes de alho, 2 tomates, 1/2 pimentão verde, salsinha, 100grs de cogumelo(tudo bem picadinho). 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de chá de pimenta calabresa, 1/2 colher de chá de curry, 100grs de castanhas de caju picadas grosseiramente. Sal e azeite a gosto//suflê: 3 gemas e 3 claras, 3 colheres de sopa de manteiga, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, 2 xíc. de leite, 1 colher de chá de fermento em pó, 1 pitada de sal///creme de queijo: 1 cebola bem picada, 500ml de leite, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 1cx de creme de leite, 200grs de requeijão culinário, 4 colheres de sopa de parmesão fresco ralado, 50grs de azeitonas bem picadas, 1 colher de chá de orégano, noz moscada, 1 pitada de sal, azeite a gosto.

Preparo p/o recheio: numa frigideira antiaderente, ponha a manteiga, aqueça, coloque as castanhas e mexa por 1:30 min., separe. Refogue cebola, alho, o restante dos ingredientes picados, frango, sal, temperos em pó, misture bem. Junte as castanhas mexa e reserve//suflê: bata as claras em neve, separe. Bata no liquidificador, não muito, só para misturar, gemas, manteiga, leite, farinha de trigo(colocando aos poucos), fermento, 1 pitada de sal, deixe à parte///creme de queijo: refogue a cebola em fogo baixo, ponha o leite e vá misturando aos poucos a farinha de trigo, sempre mexendo. Junte, creme de leite, requeijão, parmesão, azeitonas, orégano, noz moscada, 1 pitada de sal, mexa até virar creme. Misture ao recheio, creme do suflê, creme de queijo, ponha as claras e misture delicadamente. Unte um pirex com manteiga, coloque a mistura e pulverize com parmesão. Pré-aqueça o forno por 10 min., coloque o pirex e deixe por 20 min. a 230 graus dependendo do forno ou acompanhe até morenar. Desligue, retire e está pronto. Sugestão, este suflê fica também uma delícia, se substituir o frango por camarão.

Spaghetti ao alho e óleo com orégano e cubos de salmão grelhados com especiarias ao creme de leite.

Ingredientes: 250grs de spaghetti, 400grs de salmão s/pele cortado em cubos. 1 cebola rocha pq., 2 dentes de alho, 1 pimenta dedo de moça c/sementes(tudo bem picadinho). 1 colher de chá de: alecrim e orégano. 1 cx de creme de leite. Sal e azeite a gosto.

Preparo: em uma frigideira antiaderente, ponha o azeite, deixe aquecer mas não muito, em fogo baixo. Coloque o salmão aos poucos, vá selando lado a lado e temperando com sal. Ao começarem à morenar vá separando. Após isso ponha, cebola, pimenta, alecrim, creme de leite, mexa um pouco, volte com todo o salmão e mexa por 1:30 min., desligue e reserve. Fervente o spaghetti, mas deixe al dente, escorra e passe no alho e óleo com sal e orégano. Coloque no prato, aqueça um pouco o creme com salmão e ponha por cima. Decore como quiser e está pronto para servir. Esta receita rende 2 porções generosas. Sugestão, um prato para ser acompanhado com um excelente vinho branco.

Almôndegas crocantes recheadas com bacon. Purê de batata na manteiga parmesão e molho de tomate com especiarias.

Ingredientes: 500grs de coió ou patinho moído. 250grs de bacon, 1 cebola, 1 pimenta dedo de moça c/sementes(tudo bem picadinho), molho de tomate. 500grs de batatas descascadas, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de farinha de trigo. 1 colher de chá de: orégano, tempero em pó defumado e molho inglês. 2 ovos batidos com sal, farinha de rosca, sal e parmesão a gosto.

Preparo: numa frigideira antiaderente frite o bacon em sua própria gordura, não torre, antes de morenar, retire e reserve. Faça o molho de tomate ao seu gosto, coloque a pimenta e o orégano, separe. Prepare o purê como desejar, sendo que na manteiga. Em um recipiente coloque a carne o sal e misture bem. Junte, bacon, tempero em pó defumado, molho inglês, farinha de trigo e misture. Faça as bolinhas, passe nos ovos, na farinha de rosca e vá colocando num tabuleiro forrado com papel alumínio. Pré-aqueça o forno por 10 min., ponha o tabuleiro e deixe por 30 min. a 230 graus dependendo do forno ou acompanhe até morenar. Desligue e retire. Coloque no prato, 3 almôndegas, purê ao lado, pulverize com parmesão e regue com o molho. Está pronto para servir. Esta receita rende 6 porções. Sugestão, o molho de tomate pode ser trocado por molho branco, também fica uma delícia.

Omelete ao estilo grego muçarela derretida banana creme de iogurte e cobertura de açúcar e canela.

Ingredientes: 2 ovos, sal a gosto, 2 colheres de chá de manteiga, 1 colher de sopa de iogurte natural, 1 colher de sopa de leite, 1 colher de sopa de açúcar cristal, canela a gosto, 2 bananas caturras cortadas em rodelas, 3 fatias de muçarela.

Preparo: num recipiente misture o leite ao iogurte e reserve na geladeira. Em outro misture a canela ao açúcar e deixe à parte. Bata os ovos. Numa frigideira, em fogo baixo coloque a manteiga, espere aquecer, ponha os ovos e deixe cozinhar assando só por baixo, não vire. Assim que soltar, espere o cozimento em cima secar um pouco e terminar para que fique redondinho, no formato da frigideira(com delicadeza e uma espátula espalhe a espuma que fica em cima). Passe para um prato. Na mesma frigideira, dê uma derretida rápida na muçarela e ponha no centro do omelete. Em seguida, passe rapidamente a banana. Ponha algumas rodelas em volta do queijo e o restante por cima. Salpique com o creme de iogurte e pulverize com a mistura de açúcar e canela. Está pronto. Sugestão, para acompanhar um forte e gostoso café expresso.

Arroz com carne seca na manteiga e salada ao molho du`chef.

Ingredientes: 1/2xíc. de arroz, 600grs de charque lagarto desfiado, 6 fatias grossas de bacon enroladas e cortadas em tirinhas. 2 colheres de sopa de manteiga. 1 cebola rocha pq., 1 alho poró, 3 tomates, salsinha, 50grs de azeitonas(tudo bem picadinho). 1 colher de chá de pimenta calabresa. 1 cenoura ralada. 1 pitada de sal//molho: 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico, 2 colheres de sopa de água. 1 colher de chá de: vinagre de maçã, molho inglês, mostarda, orégano, 1 pitada de sal.

Preparo: numa frigideira frite o bacon, mas não torre, só deixe morenar, reserve. Refogue a cebola na manteiga e ponha, charque, pimenta calabresa e mexa. Acrescente, tomate, 1 pitada de sal, alho poró, salsinha e mexa por 2 min. Junte o bacon, misture e mexa por mais 2 min., separe//molho: num recipiente misture todos os ingredientes acima colocados para o molho e reserve. Faça o arroz ao seu gosto, junte o refogado da carne seca e misture bem. No prato ponha de um lado o arroz do outro a cenoura ralada com as azeitonas por cima e regue com o molho, está pronto. Esta receita rende 6 porções. Sugestão, para acompanhar, uma cervejinha bem gelada.

Empadão de peito de perú defumado com creme de queijo temperado.

Ingredientes: 300grs de peito de perú defumado, 400grs de farinha de trigo, 1 gema, 200grs de manteiga, 1 pitada de sal//creme: 1 cebola pq., 50grs de azeitonas(tudo bem picadinho). 2 xíc. de leite, 1 colher de farinha de trigo, 1cx de creme de leite, 200grs de requeijão culinário(1/2 bisnaga pq.), 4 colheres de parmesão fresco ralado, 1 colher de chá de orégano, noz moscada, 1 pitada de sal, azeite a gosto.

Preparo: num recipiente coloque farinha de trigo, abra um buraco no meio e ponha, gema, manteiga e 1 pitada de sal. Misture até ficar homogênea, reserve por 15 min//creme: refogue a cebola e acrescente, leite, vá colocando aos poucos e mexendo em fogo baixo a farinha de trigo. Junte, creme de leite, requeijão, parmesão, azeitonas, orégano, noz moscada e 1 pitada de sal, sempre mexendo até virar creme, separe. Unte um pirex com manteiga, modele com a massa e vá colocando camadas do peito de perú defumado, o creme por cima até fechar com a última camada de peito de perú defumado. Tampe com o restante da massa, pré-aqueça o forno por 10 min., coloque o pirex e deixe por 25 min. a 220 graus dependendo do forno ou acompanhe até morenar. Desligue, retire e está pronto. Sugestão, o peito de perú defumado, pode ser substituído por bacalhau, fica um luxo com esse creme de queijo.

Bolo a 4 queijos.

Ingredientes: 2 xíc. de farinha de trigo, 500ml de leite, 3 colheres de sopa cheias de manteiga, 3 ovos, 1 colher de sopa de fermento em pó. 100grs de parmesão fresco ralado, 350grs de requeijão culinário(1 bisnaga pq.). 300grs de muçarela, 250grs de provolone, 250grs de gorgonzola(tudo picadinho). 1 colher de sopa de orégano.

Preparo: num recipiente misture, requeijão e os queijos picados, reserve. No liquidificador bata só para misturar, ovos, leite, manteiga e o parmesão. Transfira para uma tigela funda e com o fuê, vá misturando e diluindo aos poucos e delicadamente a farinha de trigo, ponha o fermento e termine de misturar. Unte uma forma para bolo com manteiga e esfarinhe-a bem. Coloque um pouco da massa, ponha a mistura de queijos com o requeijão, espalhe e cubra com o restante da massa. Pré-aqueça o forno por 10 min., coloque a forma e deixe de 35 a 45 min. a 230 graus, dependendo do forno ou acompanhe até assar. Desligue, retire, deixe esfriar um pouco, desenforme e está pronto para servir. Sugestão, para acompanhar, um café expresso bem quentinho.

Salada de feijão fradinho com provolone.

Ingredientes: 1xíc. de feijão fradinho. 1 cebola rocha pq., 1 dente de alho, 1 pimenta dedo de moça c/sementes, salsinha, 1/2 pimentão amarelo, 100grs de azeitonas, 300grs de provolone(tudo bem picadinho). 1/2 pepino, 1/2 berinjela(cortados em cubinhos), 1 cenoura pq. ralada. 1Lt de dueto(ervilha e milho), 1 colher de chá de orégano, 1/2 xíc. de água. Sal e azeite a gosto.

Preparo: numa frigideira, grelhe no azeite rapidamente a berinjela s/sal, com orégano, separe. Em uma panela de pressão ponha, alho, pimenta, 1/2 xíc. de água e deixe ferver. Após acrescente o feijão, cubra c/água, coloque 1 pitada de sal, tampe e assim que começar a apitar, ponha em fogo baixo e deixe exatamente por 12 min. Desligue, tire a pressão, escorra, dê um choque na água gelada para parar o cozimento. Passe para uma travessa, coloque todos os ingredientes restantes, tempere com sal, azeite, misture delicadamente e está pronto. Sugestão, esta salada também fica uma delícia, se substituir o provolone por frango defumado e desfiado.

Sandubão especial.

Ingredientes: 1 baguette italiana grande. 2 colheres de sopa de: maionese e mostarda. 500grs de pernil suíno, 2 fatias de bacon(com boa testura), 50grs de gorgonzola, 1 xíc. de vinho tinto seco de boa qualidade. 1 colher de chá de: pimenta calabresa, orégano e molho inglês. Sal a gosto.

Preparo: dê alguns talhos não muito profundos no pernil, tempere com sal, pimenta, orégano, molho inglês, regue com vinho, ponha numa panela ou saco zipado e deixe marinar por 4 horas. Após coloque num pirex, escorra todo o marinado por cima e tampe com papel alumínio. Aqueça o forno por 10 min., coloque o pirex e deixe por 50 min. a 250 graus, dependendo do forno ou acompanhe até que o cozimento por dentro esteja no ponto. Retire, esprema algumas gotas de limão por cima e passe um pouquinho de manteiga. Volte para o forno a 180 graus por 10 min., sem o papel alumínio, só para morenar, reserve. Num recipiente misture, maionese e mostarda(creme tártaro), separe. Numa frigideira antiaderente, asse as fatias de bacon em sua própria gordura, deixe à parte. Abra a baguette ao meio, em uma das partes passe o creme tártaro com generosidade, coloque o pernil já fatiado(testura ao seu gosto). Passe rapidamente na frigideira o gorgonzola na gordurinha que ficou do bacon, não deixe derreter de todo, espalhe por cima do pernil, ponha o bacon por cima e feche a baguette. Está pronto. Sugestão, para acompanhar uma Coca-Cola bem gelada.

Panquecas recheadas com creme rosé calabresa e muçarela derretida cobertas com parmesão e molho de tomate.

Ingredientes: 1xíc. de farinha de trigo, 1xíc. de leite, 2 ovos, 5 colheres de sopa de óleo, sal a gosto. 150grs de calabresa picadinha. 2 colheres de sopa cheias de: mostarda e catchup. 6 fatias de muçarela um pouco grossas, parmesão e molho de tomate(temperado c/orégano) a gosto.

Preparo: no liquidificador bata de 1 a 2 min., ovos, leite e óleo. Vá colocando a farinha de trigo aos poucos, tempere com sal e bata por cerca de 2 a 3 min. Numa frigideira antiaderente, unte com óleo, aqueça e vá colocando concha a concha a massa. Assim que soltar vire o lado, vá deixando assadinha lado a lado, reserve. Frite a calabresa, mas não torre, separe. Num recipiente misture, mostarda e catchup, deixe à parte. Passe o creme rosé em cada panqueca, como se fosse manteiga no pão. Coloque, calabresa, derreta 1 fatia de muçarela e ponha por cima, enrole e vá separando. Após ponha num prato, pulverize com parmesão e regue com molho de tomate, está pronto. Esta receita rende 6 unidades. Sugestão, uma Coca – Cola ou um Chopinho bem gelados para acompanhar.