Filezinho Chick com castanha de cajú amanteigada no arroz, quiabo grellhado no azeite e molho fresco

Carne, uma peça de filé mignon de suíno de + ou – 800 grs. Atenção, se for já dequelas que se compra temprada, lave-a bem, mas não precisa colocar sal, ele já foi injetado.

Ingredientes, 1 colher de chá de: páprica picante, páprica doce, cominho, tomilho, pimenta calabresa, algumas gotas de molho inglês. Num copo comum, coloque 2 dedos de vinagre balsámico e acrescente algumas gotas de vinagre de maçã, uma cebola rocha sem casca cortada em 4 e 8 azeitonas pretas.

Preparo: faça talhos paralelos na carne não muito fundos, do início ao fim da peça ou fure-a toda com um garfo, como quiser. Coloque numa panela. Numa vasilha, coloque todos os temperos e mexa bem, após regue toda à carne e a esfregue levemente. Coloque num saco escorra todo o caldo dentro e zip. Deixe marinar por 12 horas, de um dia para outro, para pegar gosto. Atenção, sal a gosto.

Numa travessa duralex forrada com papel alumímio, cloque a carne, escorra todo o marinado por cima com 2 dedos de água. Tape com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido por 10 min. em forno alto. Coloque no forno por 40 min. a 220 grs. Retire, veja se está cozida por dentro, com uma banda de limão esprema um pouco em cima da carne e de uma pincelada de manteiga. Volte para o forno sem a tampa de alumínio e deixe dorar por 15 min. Retire, arrume a cebola e as azeitonas ao lado ou por cima, está pronto

O arroz, ingredientes: uma xícara de arroz, uma xícara de castanha de cajú, manteiga 1/4 do tablete ou 50 grs., 1/2 cebola pequena, sal e azeite a gosto.

Preparo: Corte as castanhas grosseiramente para que você sinta ela no arroz. Numa frigideira, coloque a manteiga, deixe derreter, jogue as castanhas, mexa por 1 min. e meio com uma pitada de sal. Desligue o fogo. Numa panela refogue o arroz normalmente com a água necessária, quando começar a ferver, jogue as castanhas amanteigas dentro e deixe dar o ponto. Está pronto.

Quiabo grelhado, ingredientes: 4 gomos bonitos de quiabo, 2 colheres de azeite, sal a gosto.

Preparo: lave os gomos bem com sabão ou detergente neutro e enxugue bem. Corte aquela cabecinha do gomo e a outra extremidade fina. Corte o gomo ao meio no sentido comprimento para abrir duas fatias. Tire com a pontinha da faca, os carocinhos. Numa frigideira, coloque 2 colheres de azeite, não precisa esperar esquentar. Cloque as fatias de quiabo e vá mexendo até ele murchar e ficar com uma aparência de tostadinho, um pouco pretinho, só um pouquinho, coloque uma pitada de sal e está pronto.

Molho fresco, ingredientes, uma colher de chá de: mostarda, pimenta calabresa, páprica doce, cominho, orégano, num copo comum, 2 dedos de vinagre balsámico, algumas gotas de joio e vinagre de maçã, 1/2 cebola pquena picadinha. Misture tudo num recipiente e está pronto. Use no quiabo e na carne se quiser. Bom apetite.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: